BAIXA ESTATURA

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

GH – HORMÔNIO DE CRESCIMENTO; UMA DAS MARAVILHAS DA NATUREZA, E QUANDO BEM INDICADO EM PACIENTES COM DEFICIÊNCIA É MUITO BENÉFICO.


O hormônio do crescimento, somatotrofina ou GH ( "growth hormone" ) é uma proteína e um hormônio sintetizado e secretado pela glândula hipófise anterior. Este hormônio estimula o crescimento e a reprodução celulares em humanos e outros animais vertebrados. Para que possa multiplicar as células ocorre o consumo de substâncias energéticas, promovendo a partição de glicogênio e, por conseguinte, transformando a gordura que serão utilizadas no sentido de fornecer energia, um dos sonhos de todos os gordinhos. Em resumo, é uma pequena proteína, produzida e secretada pela glândula hipófise anterior. Durante a fase de crescimento, sob ação deste hormônio, quase todas as células nos tecidos aumentam em volume e em número, propiciando um crescimento dos tecidos, dos órgãos e, consequentemente, o crescimento corporal. Alguns de seus principais e conhecidos efeitos nos tecidos são: Aumento na síntese proteica celular - Isso ocorre porque o hormônio do crescimento aumenta o transporte de aminoácidos através da membrana celular, aumenta a formação de RNA (acido ribonucleico) e aumenta os ribossomos no interior das células. Tudo isso proporciona, nas células, melhores condições para que as mesmas sintetizem mais proteínas. Menor utilização de glicose pelas células para produção de energia - promove, assim, um efeito poupador de glicose no organismo. Aumento da utilização de gordura pelas células para produção de energia - ocorre, também, uma maior mobilização de ácidos graxos dos tecidos adiposos para que os mesmos sejam utilizados pelas células. Uma consequência disso é a redução dos depósitos de gordura nos tecidos adiposos (perda de gordura). 
Devido aos efeitos acima citados, observa-se um importante aumento na quantidade de proteínas em nossos tecidos ( ex ; de proteína são  os músculos). Em consequência do aumento das proteínas e de um maior armazenamento de glicogênio no interior das células, estas aumentam em volume e em número. Portanto observamos um aumento no tamanho de quase todos os tecidos e órgãos do nosso corpo. O Gene do GH hormônio de crescimento está localizado no cromossomo 17 q 22, codificando nas formas mais abundantes em 22 k Da e  menos abundantes 20 k Da. É produzido na hipófise sob controle de 2 fatores hipotalâmicos: o hormônio liberador do GH (GHRH), que estimula a liberação do GH – hormônio de crescimento,  e a somatostatina, que inibe a liberação de GH. A liberação deste hormônio é esporádica, mais para modulação com valores relativamente baixos durante  a maior parte do tempo e com aproximadamente 6 a 8 picos por dia. Depois de lançado na circulação, o GH (hormônio de crescimento) se liga à proteína carreadora de GH (hormônio de crescimento) (GHBP), que é receptor extracelular do hormônio, sendo transportado  estimula diretamente a diferenciação para seu sitio de ação. O ESTÍMULO PARA CRESCIMENTO SE FAZ DE FORMA DIRETA, agindo na própria placa de crescimento, e indiretamente, por meio de estímulo da síntese do fator de crescimento semelhante a insulina I (IGF – I) no fígado e na placa de crescimento. Nesta, o GH estimula diretamente a diferenciação dos pré – condrócitos em condrócitos, enquanto a multiplicação deve ser estimulada pelo IGF -1. ( condrócitos são células presentes no tecido cartilaginoso. Este é composto por uma matriz extracelular e por células denominadas condrócitos e condroblastos)(matriz de crescimento celular).

AUTORES PROSPECTIVOS

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

COMO SABER MAIS:
1. 
O hormônio do crescimento, somatotrofina ou GH ( "growth hormone" ) é uma proteína e um hormônio sintetizado e secretado pela glândula hipófise anterior...  
http://tireoidecontrolada.blogspot.com

2. 
Para que possa multiplicar as células ocorre o consumo de substâncias energéticas...
http://hipotireoidismosubclinico2.blogspot.com

3. 
Em consequência do aumento das proteínas e de um maior armazenamento de glicogênio no interior das células, estas aumentam em volume e em número...
http://hipotireoidismosubclinico2.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOBRAFICA.

Referências Bibliográficas:
Dr. João Santos Caio Jr. Endocrinologista – Neuroendocrinologista e Dra. Henriqueta V. Caio Endocrinologista – Medicina Interna, Van Der Häägen Brasil – São Paulo – Brasil; Robert Ferry Jr., MD;Melissa Conrad Stöp, MD.

Contato:
Fones: 55 (11) 5087-440 ou 96197-0305
 
Nextel: 55 (11) 7717-1257
ID:111*101625
 
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj. 121/122
Paraíso - São Paulo - SP - CEP 04011-002
e-mails: drcaio@vanderhaagenbrasil.com
drahenriqueta@vanderhaagenbrasil.com
vanderhaagen@vanderhaagenbrasil.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Häägen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br
www.crescimentoinfoco.com.br