BAIXA ESTATURA

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

SINTOMAS DA BAIXA ESTATURA: ENDOCRINOLOGIA - NEUROENDOCRINOLOGIA

Atraso constitucional de crescimento é um termo usado para descrever as crianças normais, que são pequenas para a sua idade, mas que têm uma taxa de crescimento normal. Atraso constitucional do crescimento é caracterizado por idade óssea atrasada, a velocidade de crescimento normal, e uma estatura adulta prevista apropriada para o padrão familiar. Crianças com atraso constitucional de crescimento, muitas vezes têm um parente próximo que apresentou atraso constitucional de crescimento. Por exemplo, sua primeira menstruação pode ter sido tardia, período em que ela estava com mais de 15 anos. Um parente do sexo masculino com puberdade tardia pode ter chegado a sua estatura adulta final depois de 18 anos de idade. Apesar de raras, doenças endócrinas , como hipotireoidismo ( deficiência de hormônio da tireóide) ou deficiência de hormônio de crescimento também causam falha de crescimento. A baixa estatura é comumente associado com doenças genéticas, como um SHOX gene de mutação, síndrome de Down, ou síndrome de Turner. Pais com baixa estatura tendem a ter crianças com baixa estatura. Crianças com familiares de baixa estatura não apresentam nenhum sintoma de doenças que afetam o crescimento. Crianças com familiares de baixa estatural têm pulsos normais de crescimento e entram na puberdade na idade normal. Elas tipicamente alcançam a altura adulta similar a de seus pais. Crianças com crescimento constitucional atrasado não têm nenhuma doença. Estas crianças entram na puberdade mais tarde que seus pares. Entretanto, como elas continuam a crescer por um longo período de tempo, porque elas continuam a crescer por um longo período de tempo elas alcançam seus pares quando atingem a estatura adulta, que é normal e comparável a de seus pais. 

Muitos sintomas podem apontar para uma condição médica causando baixa estatura. Os seguintes sintomas devem ser mais investigados por seu médico: a criança parou de crescer ou cresce menos do que o esperado (4 cm ao ano na fase pré-puberal); perda ou ganho de peso; desnutrição ou perda do apetite; atraso puberal ( ausência de desenvolvimento das mamas até os 14 anos ou ausência de menarca até os 15 anos de idade nas meninas ou ausência do aumento dos testículos até os 14 anos para os meninos); note que a presença ou ausência de pêlos pubianos não é um sinal confiável de desenvolvimento puberal.

AUTORES PROSPECTIVOS

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista 
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM 28930


COMO SABER MAIS:
1. Atraso constitucional de crescimento é um termo usado para descrever as crianças normais, que são pequenas para a sua idade, mas que têm uma taxa de crescimento normal... 
http://tireoidecontrolada.blogspot.com

2. A baixa estatura é comumente associado com doenças genéticas, como um SHOX gene de mutação, síndrome de Down, ou síndrome de Turner...

http://hipotireoidismosubclinico2.blogspot.com

3. Note que a presença ou ausência de pêlos pubianos não é um sinal confiável de desenvolvimento puberal...

http://hipotireoidismosubclinico2.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOBRAFICA.


Referências Bibliográficas:
Dr. João Santos Caio Jr. Endocrinologista – Neuroendocrinologista e Dra. Henriqueta V. Caio Endocrinologista – Medicina Interna, Van Der Häägen Brasil – São Paulo – Brasil; Robert Ferry Jr., MD;Melissa Conrad Stöp, MD.


Contato:
Fones: 55 (11) 5087-440 ou 96197-0305 Nextel: 55 (11) 7717-1257
ID:111*101625 Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002